A dica que trago hoje é um software gratuito que está virando moda entre geocientistas pela incrível qualidade dos produtos gerados nele. Estou falando do Blender 3D.
Provavelmente alguns de vocês já tiveram contato com o software ou com algum produto gerado nele, mas muita gente ainda não ouviu falar desta incrível ferramenta. O software é um programa de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, e sua utilização foi projetada para modelagem 3D, animação, texturização, composição, renderização e edição de vídeo.
A primeira versão do Blender foi lançada em 1994 e tratava-se de uma aplicação para ser usada pelo estúdio de animação holandês NeoGeo Studio. Em 1998 o criador do software, Ton Roosendaal, fundou uma nova empresa, chamada Not a Number (NaN) para desenvolver e distribuir o programa, fornecendo produtos e serviços comerciais relacionados ao Blender. Em 2002 a NaN faliu por conta das poucas vendas. No mesmo ano o criador do software começou uma campanha chamada “Free Blender” com o objetivo de arrecadar investimentos para liberar o software como código aberto. Em apenas sete semanas arrecadou a meta de €100,000 e desde então o software vem sendo desenvolvido e distribuído gratuitamente para a comunidade, sendo mantido por doações e vendas de produtos associados ao Blender.
Faz pouco tempo que geocientistas de diversos lugares do mundo começaram a utilizar o Blender para gerar vários tipos de produtos dentro das mais diversas áreas. Um dos primeiros contatos que tive com produtos gerados utilizando o Blender foi o incrível trabalho da geóloga e artista 3D lituana, Lina Jakaitė. O trabalho que a Lina desenvolve é incrível, vale muito a pena acompanhar pelo site ou Twitter dela.
Há pouco também tive contato com o trabalho de outro artista incrível, o geógrafo norte americano Sean Conway, que tem desenvolvidos alguns trabalhos cartográficos sensacionais utilizando o Blender. Vale a pena seguir o trabalho dele em seu Twitter.
Aqui no Brasil também temos vários profissionais já utilizando o Blender para gerar produtos incríveis. Destaco aqui o trabalho da Eng. Ambiental Alessandra Souza, que também tem desenvolvido produtos incríveis utilizando este software.
Acredito que ainda estamos apenas arranhando o potencial deste software nas mais diversas áreas das geociências. Já existem pessoas da comunidade desenvolvendo ferramentas voltadas para o uso com dados espaciais, como a ótima ferramenta Blender GIS. Espero que mais pessoas da comunidade se interessem por aprender, compartilhar e criar mais produtos e ferramentas neste incrível software que é o Blender 3D.
Fontes e Links Interessantes
Links para acompanhar os trabalhos da Lina Jakaitė:
https://twitter.com/Strike_dip_com
Links para acompanhar os trabalhos do Sean Conway:
https://www.linkedin.com/in/conwaysp/
https://twitter.com/geo_spatialist
Link para acompanhar os trabalhos da Alessandra Souza:
https://www.linkedin.com/in/alessandra-rsouza/
Algumas das fontes que utilizei para esta postagem:
https://en.wikipedia.org/wiki/Blender_(software)
https://en.wikipedia.org/wiki/Blender_Foundation
Tutoriais
Aqui seguem alguns tutoriais que tenho utilizado para meu aprendizado do Blender 3D e que acho interessante compartilhar:
https://www.blender.org/support/tutorials/
https://wesleybarrgis.wordpress.com/2020/05/19/how-to-make-a-3d-map-in-blender/
https://somethingaboutmaps.wordpress.com/2017/11/16/creating-shaded-relief-in-blender/
https://www.barthoekstra.com/blog/photo-realistic-shaded-relief-using-blender
http://2engenheiros.com/2020/06/16/como-criar-um-terreno-em-3d-no-blender/
https://www.aifosdesign.se/tutorial-how-to-rotate-an-hdri-environment-texture-in-blender/
Irei baixar agora mesmo!
Obrigado por compartilhar essa ferramenta.
Vale a pena, Rafael!
Valeu!